Próximo Passo
Descrição
“Próximo Passo”, de Emitê Único, é uma faixa que exala autoconfiança e a inabalável ascensão do artista. A música narra uma jornada de superação e foco contínuo no sucesso, rejeitando qualquer retorno ao passado ou ao fracasso. Emitê Único projeta uma imagem de triunfo, ostentando conquistas financeiras e um estilo de vida luxuoso, com referências a marcas de grife e veículos caros. A letra também aborda o uso recreativo de substâncias como parte de sua realidade. Há um tom de desafio e desdém para com aqueles que não conseguem acompanhar seu ritmo ou que são vistos como "flopados". A faixa celebra a construção de uma "onda" própria e a afirmação de seu lugar no cenário musical, sem se importar com a aprovação alheia, consolidando a ideia de que o momento é de total domínio e expansão para Emitê Único e seu grupo.
Letra
(Tchê, Tchê, Own)
(Emitê, Emitê, Emitê, Emitê)
Bolei outro "Kinfo"
Penso no próximo passo
Nunca mais volto pro início
Carburo um "Nug"
Tenho que tomar juízo
Meu nego, eu já te avisei isso
Me movimento e causo um eclipse
Deu teto preto fumando um haxixe
Não pro prensado, só beck caro
Ele 'tá revoltado porque 'tá flopado
Bolei outro "Kinfo"
Penso no próximo passo
Nunca mais volto pro início
Carburo um "Nug"
Tenho que tomar juízo
Meu nego, eu já te avisei isso
Me movimento e causo um eclipse
Deu teto preto fumando um haxixe
Não pro prensado, só beck caro
Ele 'tá revoltado porque 'tá flopado
A minha goma tem piscina
Então ela passa o dia todo de biquíni
Faço chover na Caatinga com a modelo gringa
Eu estava levando a vitrine
Novo regime
(Emitê) Astro
Eu 'tô ditando e não saio
É o Ryu Fidel Castro
20 mil nessa semana, na outra eu mantenho
Eu estava chapado de praxe
Duas tape com 100 milha'
Ele fala que eu não 'tô no mainstream
Eu falo: "What?" (Damn)
Ela leva esse placo na bolsa da Balenci'
'Tô com muita maconha, eu não posso ter balança
Dá um trago, vê se a neurose some
Eu vou ter que matar um pra eles me levar' a sério?
Pego, avanço
'Tá atrás? Não espero (Yeah)
Ligo pra nada, não me usa de espelho
(Você sabe quem é, né?)
Nós fez a onda, cê 'tá sabendo
2024 é o ano dos menó
Pulei pra Menck, gravamo' um clipe
Sem investimento batemo' dez milha'
Sem a vestimenta, ela tira a calcinha (Goddamn)
Gosha, Balenci', ela gosta do caro
Ei, Ryu, ei, Ryu (Go)
Matamo' ele, ficou no "shiu"
Balanço a casa de show (Terremoto)
Me intitulo igual Travis em Roma
20k sem sair da minha goma
Corteiz no traje
Dentro da Urus, taco duas nova', rasgando a Pinheiros (Fly)
Joga a modelo de Quênia
Pretona, do cabelo cacheado
Emitê, bola outro
Fala demais, você é chato igual a Granny
Pretas retintas furando a minha Penny
Emitê já tá na mídia, fez 30 milhão com C1
Não se passe, só lembre
Botei na mente do pussy
Sei que ele é fraquinho, não aguenta se ele cai na Menck
Encapuzado, sexta-feira 13
Desse boyzão, nós alugamo' a mente
Bolei outro "Kinfo"
Penso no próximo passo
Nunca mais volto pro início
Carburo um "Nug"
Tenho que tomar juízo
Meu nego, eu já te avisei isso
Me movimento e causo um eclipse
Deu teto preto fumando um haxixe
Não pro prensado, só beck caro
Ele 'tá revoltado porque 'tá flopado
Gírias
“Kinfo” é uma gíria para um tipo de cigarro de maconha, enquanto “Nug” refere-se à flor de alta qualidade da cannabis, sendo “carburar um Nug” o ato de fumá-la. “Teto preto” descreve a sensação de quase desmaio após o uso de substâncias, e “prensado” designa a maconha de baixa qualidade, compactada em contraste com a de melhor procedência. “Flopado” é um termo para algo que não obteve sucesso ou relevância. A expressão “faço chover na Caatinga” é uma metáfora para prosperar e gerar sucesso em um ambiente desfavorável. “Levando a vitrine” significa exibir ostentação e bens de luxo. “Ryu Fidel Castro” é uma fusão de referências (personagem de videogame Ryu e líder político Fidel Castro) para simbolizar poder e domínio. “Tape com 100 milha'” alude a um projeto musical que alcançou 100 milhões (de visualizações ou faturamento). Marcas como “Balenci'” (Balenciaga), “Gosha” (Gosha Rubchinskiy), “Corteiz” e o carro “Urus” (Lamborghini) são usadas para denotar riqueza e ostentação. “Não me usa de espelho” é um aviso para não tomar o artista como modelo ou exemplo a ser copiado. “Nós fez a onda” indica que o grupo iniciou a tendência ou movimento. “Menó” é uma gíria para jovem, comum no contexto do trap, e “Menck” refere-se a um produtor musical. “Matamo' ele, ficou no shiu” significa silenciar ou derrotar um rival. “Travis em Roma” é uma alusão ao grandioso show de Travis Scott no Circo Máximo, simbolizando sucesso monumental. “Taco duas nova', rasgando a Pinheiros” pode se referir a exibir dinheiro (ou armas) enquanto se passa em alta velocidade pela Rua Pinheiros, em São Paulo, simbolizando poder e ostentação. “Granny” é usado pejorativamente para alguém chato. “Pretas retintas furando a minha Penny” descreve mulheres negras de pele escura em um contexto de intimidade ou conquista. “C1” é provável referência a um projeto musical específico ou plataforma. “Não se passe” é um aviso para não se exceder ou abusar. Por fim, “Pussy” e “Boyzão” são termos pejorativos para covarde/fraco e jovem rico/mimado, respectivamente.