É o Nig
Descrição
A faixa "É o Nig" de Filipe Ret é um manifesto de resiliência e autenticidade, onde o artista navega pela complexidade da vida, enfatizando que a luta é constante. A letra transmite uma mensagem de autoconfiança e sagacidade para "se manter em pé", valorizando a essência e a verdade em detrimento da superficialidade. Há um forte apelo à liberdade individual e à lealdade, dedicando a canção a quem convive e aos aliados. A composição desafia o ouvinte a buscar um "pensamento marginal", fugindo do óbvio e do conformismo, e a aprender na dor o que não se compreende no amor. É um convite à introspecção e à valorização do que realmente importa, reforçando a fé no eu e a busca por um estado de libertação, tanto pessoal quanto coletiva.
Letra
Cega olho grande a luz que me ilumina
A luta não acaba nem quando a vida termina
Rimo a arte do argumento aqui
Faço minha parte, lamento e fico no clima
Blá-blá-blá, não tô afim de falar
Cheguei pra celebrar, vim do TTK
Canalizar toda minha fúria
Na rimática que já tá na pura
Não pode existir, viver é raridade
Sua consciência constitui minha liberdade
Papo não entorta, foca a essência
Fraco de inconsciência que me sufoca
Paciência, raridade é bondade
A possibilidade é uma questão de vontade
A habilidade pra ver o que cada um é
Sagacidade tem que ter pra se manter em pé
Essa vai pro meu irmão, tá ligado que é o Nig
Sem vacilação também pra quem convive
Ret na missão canto pra que fique
Muita fé no eu, para todos já livre, livre
Se a vida é como um jogo, tem jogada
Acaso favorece mente preparada
Preço não é nada, tudo é valor
Não entende no amor, aprende na dor
Seja como for
Eu sinto o flow e sigo a métrica
O que a alma sente, mente interpreta
Sai da reta, abaixa que tá no pente
Retardatário acha que tá na frente
Nem tente, mediocridade só piora
Fácil de fazer, de divulgar e rende dólar
Fuja pra escapar da fila do óbvio
Loucura é enxergar apenas o que é sólido
Pronto pelo certo, é comum e normal
Genial, pelo pensamento marginal
É natural, fé em Deus pros aliados
Poder é ter quem você quer do seu lado
Essa vai pro meu irmão, tá ligado que é o Nig
Sem vacilação também pra quem convive
Ret na missão canto pra que fique
Muita fé no eu, para todos já livre, livre
Gírias
"TTK" refere-se à produtora musical do próprio artista, Tiro ao Kiko, que mais tarde se tornou Tiro Liro, marcando sua origem. "É o Nig" é uma expressão de camaradagem, usada para se referir a um irmão ou amigo próximo, reforçando laços de lealdade. Quando algo está "na pura", significa que está em sua essência, em seu estado mais autêntico e verdadeiro. "Papo não entorta" indica que a comunicação é direta e honesta, sem rodeios. Por fim, "pensamento marginal" descreve uma forma de raciocinar fora dos padrões convencionais, desafiando normas e convenções estabelecidas.